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Estamos em conformidade com as novas resoluções, confira: Atualizações importantes que regem a publicidade médica a partir de 2012.

 

Como definir a verba de marketing para consultórios médicos

O que se deve levar em conta, quais os objetivos que se deve ter em mente....

A questão “verba” é relativa. Na prática todo mundo tem uma necessidade, porém não existe um cálculo ou valor mensal exato para investir. Para consultórios pequenos e médios, os investimentos não precisam ser altos, porém os médicos devem enxergar as ações de marketing como investimento e nunca como custo. Mais de 50% dos profissionais consideram o investimento em marketing como “custo”. Para agravar ainda mais a situação, marketing é atrelado a práticas meramente comerciais e de vendas.

Cada médico deve encontrar o valor ideal para o seu negócio. O mais importante é que ele não deixe de investir na divulgação do seu consultório

Para ter um bom retorno não é preciso fazer grandes investimentos. Com praticas simples é possível conseguir resultados animadores. Comece criando alguns materiais de divulgação do consultório, como um folheto explicativo sobre a sua especialidade ou mesmo um folder com o seu perfil e currículo. Entregue a todos os seus pacientes um cartão de visita. Torne essa iniciativa uma pratica diária e comum. Paciente satisfeito, bem atendido, indica o médico a amigos e parentes. O melhor marketing que existe é o famoso marketing boca-a-boca.

As necessidades são as mesmas para todos os médicos ou consultórios?
Temos que levar em conta o público que ele trabalha e região de atuação, são inúmeras variantes. Sempre falamos para os médicos que estamos na era da comunicação, as necessidades mudaram, temos a internet, redes sociais, tudo sem exceção está informatizado. Atualmente os pacientes querem conhecer o médico, sua especialidade e localização antes de irem ao consultório, o Google mudou tudo isso, além de existir uma grande preocupação com a imagem. A concorrência existe sim, anualmente é colocado no mercado milhares de profissionais, os planos não credenciam mais ninguém e os médicos estão atrás cada vez mais de novos caminhos para ter em mãos pacientes, principalmente particulares.

Quanto se deve gastar em material impresso como cartões, flyers e malas-diretas?
Oferecemos soluções completas onde o médico terá a disposição todos os materiais necessários para divulgar com seriedade e ética a sua especialidade, poderá fazer a sua divulgação institucional além de usar no dia-a-dia dentro do consultório, tudo de uma forma padronizada e séria. 

Quanto se deve gastar em anúncios em revistas, jornais e sites?
A questão não é gastar e sim investir.  A questão de investir é relativa, o médico tem que selecionar o veículo e onde o seu anúncio será veiculado.  Existem casos em que o médico faz um anúncio e na mesma página, ao lado do seu aparece o anúncio de uma farmácia, laboratório ou casa de massagem, isso poderá gerar dúvida sobre a credibilidade do anunciante. Outro detalhe é sobre o conteúdo do anúncio e sobre o número de inserções. O sucesso da campanha depende do número de anúncios veiculados, na sequência, no mesmo veiculo.

Quanto se deve investir no espaço físico, interno como decoração e externo como fachada, placas?
Atualmente o primor pela excelência e sofisticação é o que todos buscam. Antes de esperar por um médico, quem não quer estar em um ambiente agradável, moderno e bonito?, quem faz o preço é o bom senso individual.  Antes de se investir é bom saber que é na espera que o paciente irá reparar em tudo e em todos.  De nada adiante investir na estrutura e colocar tudo a perder na hora do atendimento telefônico, no atendimento da recepção e na hora da consulta.

Quanto se deve investir na marca, logotipo?
O  investimento de R$ 300,00 a R$ 500,00 é um valor médio, é um valor de mercado. Alguns podem colocar em questão o valor da sua criação, porém, para estes perguntamos: quanto vale o logo da Coca-Cola?...quanto vale o logo do melhor e maior Hospital da sua cidade ou do seu Estado? Ninguém pode esquecer que o logo é o responsável por levar e elevar os valores e princípios da instituição ou do profissional aonde quer que ele vá.

Quanto se deve investir no próprio site?
O importante não é apenas o valor, mas quanto o site pode ajudar você a divulgar o seu consultório e fazer o paciente chegar até você. É interessante que o médico invista não apenas na criação do site, mas também na atualização, em anúncios e nestes newsletters via e-mail, aproveitando o seu banco de dados interno. O site precisa usar paralelamente essas ferramentas para se fazer útil, visando gerar visibilidade, cliques e consultas.

Qual a melhor estratégia de marketing para um profissional autônomo? 
Atualmente  o melhor investimento é a sua imagem e visibilidade, obviamente dentro dos limites impostos pelo código de ética na publicidade médica e conforme o seu bom senso. Além de uma identidade corporativa que venda credibilidade e seriedade, o profissional tem que ter todos os materiais de apoio para poder trabalhar no dia-a-dia como receituário, papel carta, folder, folhetos, tudo personalizado e padronizado. Outra ferramenta que não pode faltar é um bom site, com ele é importante fazer as campanhas do Google Adwords, visando buscar principalmente um público que gere consultas particulares, esse é o caminho!

Existem maneiras de fazer marketing sem gastar? Elas são eficientes?
Sim, aprimorar o atendimento pessoal e telefônico no dia-a-dia. Ter um atendimento diferenciado ao telefone, ter uma atendente muito simpática, prestativa, algo que seja bem diferenciado do mercado. Hoje, o que é feito “a mais” se destaca!, tudo está muito automático, automatizado...a simpatia, o carinho e a pró-atividade em atender são os principais diferenciais de fidelização. Surpreender o paciente, essa é a palavra. Imagine a recepcionista informar o paciente os meios de transporte disponíveis na região e os melhores caminhos para se chegar até o seu consultório, seja de carro, ônibus ou táxi, mesmo antes do paciente perguntar, com certeza irá surpreender pela pró-atividade!, esse é um dos caminhos.


Outro ponto importante, antes de começar a investir em marketing, é seguir as orientações do novo regimento de conduta e ética na publicidade médica, regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina.

Confira a resolução:

CFM 1974/2011